Sintomas e causas da doença celíaca


A doença celíaca é uma reação autoimune que ocorre ao comer glúten.

Se você tem essa doença, comer glúten faz com que seu sistema imunológico ataque seu intestino delgado. Isso danifica o revestimento do intestino delgado e impede que seu organismo absorva os nutrientes necessários. Ao longo do tempo, uma doença celíaca sem tratamento pode resultar em desnutrição, dano intestinal e outras graves complicações à saúde.1

A doença celíaca ocorre em aproximadamente 1% da população mundial, mas a maioria das pessoas com a doença não é diagnosticada.2 Ela pode se desenvolver em qualquer idade, pois algumas pessoas a desenvolvem na infância e outras na idade adulta. A doença celíaca é uma condição pouco diagnosticada e mal gerenciada associada a graves complicações de longo prazo , como o desenvolvimento de osteoporose, distúrbios neurológicos, úlceras gástricas e câncer (como linfoma).3,4 Muitas vezes, ocorre em famílias inteiras. Se alguém de sua família tem doença celíaca, fale com seu médico para ver se você também deve ser examinado.


Sintomas comuns de doença celíaca

Se você tem doença celíaca, o diagnóstico pode demorar, pois os sintomas em que as pessoas pensam — diarreia, perda de peso e distensão abdominal — são apenas parte da história. Algumas pessoas com doença celíaca podem apresentar outros sintomas não digestivos ou, às vezes, nenhum sintoma.3

Sintomas em adultos

Mais da metade dos adultos com doença celíaca apresenta sinais e sintomas que não estão relacionados ao sistema digestivo, como:

  • Prurido, erupções cutâneas com bolhas (dermatite herpetiforme)
  • Anemia ferropriva
  • Perda de densidade óssea (osteoporose)
  • Danos ao esmalte dentário
  • Úlcera bucal
  • Dores de cabeça e fadiga
  • Dor nas articulações
  • Refluxo ácido e azia
  • Ciclos menstruais inconsistentes
  • Esterilidade ou aborto3

Sintomas em crianças

Bebês e crianças tendem a apresentar problemas digestivos, como: 

  • Dor e distensão abdominal
  • Diarreia crônica
  • Vômito
  • Constipação

As crianças também podem apresentar outros sintomas não digestivos, como fadiga, irritabilidade, problemas comportamentais, retardo de crescimento e da puberdade, e atraso no desenvolvimento.2,5

Desencadeadores comuns da doença celíaca

O trigo não é o único grão que contém glúten. Outros culpados são a cevada, o triguilho, o centeio e o seitan. Embora a aveia não contenha glúten, muitas vezes é processada em instalações que também produzem grãos que contêm glúten, o que significa um risco de contaminada cruzada. Portanto, muitas pessoas com doença celíaca também evitam aveia.

Alguns alimentos, bebidas e molhos comuns que podem conter glúten e desencadear uma resposta autoimune em alguém com doença celíaca são:

 

O glúten pode ser um ingrediente oculto em muitos alimentos. Por isso é importante ler os rótulos dos alimentos e perguntar sobre o glúten antes de comprar ou comer alimentos. Exemplos adicionais, talvez surpreendentes, de onde você pode encontrar glúten incluem:


O glúten também pode ser encontrado em itens não alimentares, como
 batom, gloss e pomada para os lábios, suplementos nutricionais ou à base de ervas, remédios e outros medicamentos de venda livre, vitaminas e suplementos, e massinha para modelar.

Como posso saber ao certo?

Se você reparou que a ingestão de alimentos que contenham glúten causa problemas, fale com seu médico sobre a realização de exames. Em média, o diagnóstico da doença celíaca demora de 5 a 11 anos a partir do início dos sintomas.3 Isso ocorre porque muitos dos sintomas da doença celíaca são muito semelhantes aos de outras doenças, como IBS (Irritable Bowel Syndrome, síndrome do intestino irritável), IBD (Irritable Bowel Disorder, distúrbio do intestino irritável) e intolerância à lactose. Devido aos sintomas semelhantes que se sobrepõem entre as condições intestinais comuns, os profissionais de saúde podem não considerar a realização de exames para doença celíaca imediatamente.

Muitas pessoas estão tão acostumadas a viver com seus desconfortáveis problemas gastrointestinais, ou a ser constrangidas por eles, que nunca consideraram pedir ajuda. 

Mas saber o que causa seus sintomas agora também pode ajudar a evitar problemas mais graves no futuro. Um diagnóstico incorreto da doença celíaca pode retardar o tratamento e resultar em maiores riscos de outras complicações de saúde graves, como:

  • Doença óssea, como osteoporose
  • Problemas reprodutivos, incluindo infertilidade
  • Alguns cânceres intestinais
  • Absorção inadequada de nutrientes
  • Retardo do crescimento em crianças
  • Desenvolvimento de outras doenças autoimunes4

 

Acho que posso ter doença celíaca. 

Converse com seu médico antes de tentar uma dieta sem glúten. Se você cortar ou até mesmo reduzir a quantidade de glúten que come antes de realizar um exame, pode alterar os resultados e causar um diagnóstico incorreto ou um exame falsamente negativo. Se acreditar que você ou um ente querido tenha um distúrbio relacionado ao glúten, não tente gerenciar o problema por conta própria. Um simples hemograma, juntamente com seu histórico médico, pode ajudar o médico a diferenciar entre alergia, doença celíaca e outras condições.

Ferramentas para entender as alergias

 

Monitore os sintomas de alergia e prepare-se para uma consulta com um médico.

Saiba mais sobre alérgenos específicos, incluindo sintomas comuns, tratamento e alívio de sintomas. 

Você é um médico? Obtenha informações abrangentes sobre centenas de alérgenos integrais e componentes alergênicos.

  1. Celiac Disease Foundation. Long-Term Health Conditions. https://celiac.org/celiac-disease/understanding-celiac-disease-2/what-is-celiac-disease/24477-2/. Acessado em setembro de 2017.
  2. Lebwohl B, Ludvigsson JF, Green PHR. Celiac disease and non-celiac gluten sensitivity. The BMJ. 2015;351:h4347.
  3. Ruiz AR. Celiac disease. The Merck Manual website. www.merckmanuals.com. Updated May 2014
  4. Green PHR, Stravropoulos SN, Goldstein S, et al. Characteristics of adult celiac disease in the USA: results of a national survey. Am J Gastroenterol. 2001;96:126 -131
  5. Schuppan D, Zimmer KP. The Diagnosis and Treatment of Celiac Disease. Dtsch Arztebl Int. 2013; 110(49): 835–846.
  6. Celiac Disease Foundation. Sources of Gluten. https://celiac.org/live-gluten-free/glutenfreediet/sources-of-gluten/. Acessado em setembro de 2017.