Rinite não alérgica: entenda por que os medicamentos para alergias podem não funcionar

18 de fevereiro de 2022  Luke Lemons  |  ✓  Revisão médica por Rebecca Rosenberger, mestrado em Ciências Médicas, Médica Assistente  

Além de ser médica assistente atuante na área de Alergia e Imunologia há mais de 20 anos, Rebecca Rosenberger é Diretora Adjunta do departamento de Educação e Assuntos Clínicos & na divisão de ImunoDiagnósticos da Thermo Fisher Scientific.

Depois de experimentar vários anti-histamínicos isentos de prescrição e doses diferentes, e talvez até mesmo conseguir uma receita médica, você pode ainda estar questionando-se "Por que os meus anti-histamínicos não estão funcionando?"

Existem vários mitos sobre as alergias respiratórias e um dos mais comuns é que apenas as alergias podem provocar sintomas semelhantes aos das alergias. Se os sintomas não desaparecerem depois de tomar anti-histamínicos, pode não se tratar de alergias. Por isso, o que pode estar provocando sintomas de alergia respiratória? A resposta pode ser rinite não alérgica.

O que é a rinite não alérgica?

Para compreender a rinite não alérgica, devemos primeiro compreender as alergias.

Ter uma alergia significa que o seu sistema imunológico reage a uma substância que é inofensiva para a maioria das pessoas (e.g., pólenpelo de cãopelo de gatomofo, etc.). Se o seu sistema imunológico reconhecer um alérgeno e o considerar uma ameaça, o seu organismo irá liberar uma substância química chamada histamina, que está envolvida na causa de sintomas de alergia. É por isso que os anti-histamínicos ajudam a aliviar os sintomas; estes suprimem a histamina no seu sistema.

Se o seu sistema imunológico não reagir a um alérgeno, então não há liberação de histamina. Se não houver histamina, os anti-histamínicos não podem aliviar os sintomas. Se os anti-histamínicos não estiverem funcionando e você apresentar sintomas semelhantes aos das alergias, pode não ser uma má temporada de alergias, mas sim algo não alérgico ao qual está reagindo.

Os sintomas da rinite não alérgica incluem:1

  • Espirros
  • Nariz escorrendo ou entupido
  • Tosse

Como pode ver, estes sintomas são muito semelhantes aos sintomas de alergia. É comum que alguns médicos diagnostiquem incorretamente a rinite não alérgica como rinite alérgica. De fato, em um estudo, 65% das pessoas a quem foram prescritos anti-histamínicos para as alergias foram consideradas não alérgicas.2

O que provoca a rinite não alérgica?

Em termos simples, uma substância que não causa uma reação alérgica, mas que ainda causa sintomas como coriza ou espirros pode ser um gatilho não alérgico.

Alguns exemplos:3,5

  • Poluição
  • Fumaça de cigarro
  • Produtos de limpeza (água sanitária, detergente para roupa, etc.)
  • Perfume/água de colônia  
  • Vírus

O seu corpo não libera histamina após a exposição a fumaça de cigarro ou perfume. Em vez disso, fica irritado com o vapor, causando sintomas alérgicos.

Quando se trata de alergias e rinite não alérgica, uma das melhores práticas para reduzir os sintomas é descobrir o que está provocando a sua reação e evitá-lo.

Como se pode distinguir a rinite crônica da rinite alérgica?

Devido aos sintomas semelhantes, descobrir se alguém tem rinite alérgica ou não alérgica pode ser difícil para alguns médicos se estes não realizarem um exame diagnóstico.4

Felizmente, o exame de sangue para alergias (IgE específico)  pode ajudar os médicos a compreender melhor a sua condição e obter o tratamento de que precisa. O exame de sangue IgE específico é um exame de sangue simples que ajuda os médicos a determinar o que está causando sua alergia. Também pode ser utilizado para ajudar a excluir o diagnóstico das alergias se tiver sintomas semelhantes.

E se o meu exame for negativo?

Se os exames de sangue de alergias não indicarem sensibilidade a alérgenos aos quais está frequentemente exposto, isso pode significar que um irritante não alérgico está provocando sua rinite. Pense, mudou de perfume ou água de colônia recentemente, esteve perto de alguém que fuma, esteve no trânsito todo o dia rodeado de poluição?

Descobrir o que está provocando os seus sintomas começa por falar com seu médico sobre a realização de um exame de sangue de IgE específico.

Saiba mais sobre como fazer exames de sangue de alergias IgE específicas ou preencha o nosso teste de Sintomas para o ajudar a identificar as principais informações dos sintomas que você irá compartilhar com seu médico.

  1. Settipane, Russell A., and Philip Lieberman. "Update on nonallergic rhinitis." Annals of allergy, asthma & immunology 86.5 (2001): 494-508.
  2. Szeinbach SL, Williams B, Muntendam P, et al. Identification of allergic disease among users of antihistamines. J Manag Care Pharm. 2004;10(3):234-238.
  3. Tantilipikorn, Pongsakorn, et al. “Efficacy and Safety of Once Daily Fluticasone Furoate Nasal Spray for Treatment of Irritant (Non-Allergic) Rhinitis.” The Open Respiratory Medicine Journal, vol. 4, no. 1, 2010, pp. 92–99.
  4. Wheeler PW, et al. Am Fam Physician. 2005;72:1057-1062.
  5. Quillen, David A., and David B. Feller. "Diagnosing rhinitis: allergic vs. nonallergic." American family physician 73.9 (2006): 1583-1590.