O que é intolerância alimentar?
Você já sentiu desconforto no estômago ou náuseas depois de comer determinados alimentos? Pode ser uma intolerância. Uma intolerância alimentar, ou sensibilidade, acontece quando você tem dificuldade em digerir um determinado alimento. Estima-se que até 20% da população mundial possa ter intolerância alimentar.3
Enquanto as alergias alimentares envolvem principalmente o sistema imunológico, uma intolerância alimentar envolve principalmente o sistema digestório. Os sintomas de intolerância alimentar podem ser retardados em até 48 horas e durar muito tempo, tornando o alimento agressor especialmente difícil de identificar.3 Semelhante às alergias alimentares, os sintomas comuns incluem:3
- Náusea
- Fadiga
- Erupções cutâneas
Lactose, trigo, glúten, cafeína e aditivos como adoçantes artificiais, corantes e outros aromatizantes são alguns tipos comuns de intolerância alimentar.4
Quando se trata de glúten, muitas pessoas apresentam sintomas desagradáveis, mesmo quando testam negativo para doença celíaca. Tal fato é conhecido como sensibilidade não celíaca ao glúten (NCGS) e estima-se que ela afete 0,5 a 13% da população.3 A NCGS é frequentemente definida pelo que não é: Ela não é uma reação alérgica, como a alergia ao trigo, e também não é uma reação autoimune, como a doença celíaca.
Provavelmente, você experimentou uma reação indesejada ao comer um determinado alimento ou até mesmo evitou certos alimentos por causa da ocorrência de sintomas subsequentes. O próximo passo é descobrir se é realmente uma alergia ou uma intolerância.
Como saber se você tem alergia ou intolerância alimentar e por que isso é importante?
Com sintomas semelhantes e sobrepostos, como dor de estômago e náuseas por exemplo, pode ser difícil identificar a causa do seu problema. Mas é uma distinção muito importante a ser feita porque se você tem uma alergia alimentar, a reação pode ser grave e até mesmo com risco à vida, mesmo depois de entrar em contato com uma pequena quantidade do alimento. Embora a intolerância alimentar possa ser um grande inconveniente, não é tão grave quanto a alergia alimentar.
O primeiro passo para controlar os sintomas é procurar atendimento adequado. Converse com seu médico sobre seu histórico e sintomas. Então, o teste pode entrar em ação. Aqui você pode aprender mais sobre os diferentes tipos de testes de alergia. Depois de ter uma visão clara do que pode estar causando os sintomas, você e seu médico podem criar um plano de gerenciamento apropriado que provavelmente incluirá maneiras de evitar certos desencadeantes.
Chegar ao fundo de seus sintomas de alergia ou intolerância alimentar pode parecer complicado e às vezes frustrante, devido à sobreposição de sintomas, tempo de reações e outros alimentos encontrados após a ingestão de um alimento desencadeante. Mas lembre-se que você não está sozinho no mundo da alergia e intolerância alimentar. Converse com seu médico sobre suas experiências e conheça as opções de teste. Com o teste certo e o plano de gerenciamento, você estará no caminho certo para o alívio.