Publicado: 15 de março de 2019

Alergia alimentar vs intolerância alimentar


As alergias alimentares e as intolerâncias alimentares têm muitos sintomas semelhantes, por isso é compreensível que muitas pessoas façam um autodiagnóstico errado. Uma alergia alimentar é diferente de uma intolerância alimentar, e saber exatamente qual você tem pode salvar sua vida e lhe dar tranquilidade.

Para ajudá-lo a descobrir a diferença, aqui está um pouco de reflexão.  

O que é alergia alimentar?

As alergias alimentares são a reação do sistema imunológico a algo que, geralmente, é inofensivo para a maioria das pessoas, como proteínas do leite, ovos ou castanhas. Eles são particularmente prevalentes entre as crianças, afetando uma em cada 13 crianças. Esse valor corresponde a cerca de duas crianças em cada sala de aula. Além disso, uma reação de alergia alimentar envia uma pessoa ao pronto-socorro a cada 3 minutos.1

Como você sabe se pode ser alérgico a algo que comeu? Quando causados por uma alergia alimentar, os sintomas geralmente ocorrem minutos após a ingestão do alimento. Esses sintomas comuns incluem:

  • Dor de estômago
  • Diarreia
  • Náusea
  • Coceira intensa
  • Inchaço da face  
  • Erupções/urticária
  • Aumento da ansiedade
  • Vertigens/tonturas leves
  • Vômito
  • Anafilaxia

E embora mais de 170 alimentos tenham sido relatados como causadores de reações alérgicas, os culpados mais comuns são:2

  • Ovos
  • Leite
  • Amendoins
  • Nozes e castanhas
  • Trigo
  • Soja
  • Frutos do mar e mariscos

Alergia alimentar ou intolerância alimentar?

É alergia alimentar ou intolerância alimentar? É vital saber quais são seus desencadeantes alérgicos subjacentes para que você possa ter confiança em suas escolhas de alimentos e assumir o controle de seus sintomas.

O que é intolerância alimentar?

Você já sentiu desconforto no estômago ou náuseas depois de comer determinados alimentos? Pode ser uma intolerância. Uma intolerância alimentar, ou sensibilidade, acontece quando você tem dificuldade em digerir um determinado alimento. Estima-se que até 20% da população mundial possa ter intolerância alimentar.3

Enquanto as alergias alimentares envolvem principalmente o sistema imunológico, uma intolerância alimentar envolve principalmente o sistema digestório. Os sintomas de intolerância alimentar podem ser retardados em até 48 horas e durar muito tempo, tornando o alimento agressor especialmente difícil de identificar.3 Semelhante às alergias alimentares, os sintomas comuns incluem:3

  • Náusea
  • Fadiga
  • Erupções cutâneas

Lactose, trigo, glúten, cafeína e aditivos como adoçantes artificiais, corantes e outros aromatizantes são alguns tipos comuns de intolerância alimentar.4

Quando se trata de glúten, muitas pessoas apresentam sintomas desagradáveis, mesmo quando testam negativo para doença celíaca. Tal fato é conhecido como sensibilidade não celíaca ao glúten (NCGS) e estima-se que ela afete 0,5 a 13% da população.3 A NCGS é frequentemente definida pelo que não é: Ela não é uma reação alérgica, como a alergia ao trigo, e também não é uma reação autoimune, como a doença celíaca.

Provavelmente, você experimentou uma reação indesejada ao comer um determinado alimento ou até mesmo evitou certos alimentos por causa da ocorrência de sintomas subsequentes. O próximo passo é descobrir se é realmente uma alergia ou uma intolerância.

Como saber se você tem alergia ou intolerância alimentar e por que isso é importante?

Com sintomas semelhantes e sobrepostos, como dor de estômago e náuseas por exemplo, pode ser difícil identificar a causa do seu problema. Mas é uma distinção muito importante a ser feita porque se você tem uma alergia alimentar, a reação pode ser grave e até mesmo com risco à vida, mesmo depois de entrar em contato com uma pequena quantidade do alimento. Embora a intolerância alimentar possa ser um grande inconveniente, não é tão grave quanto a alergia alimentar.

O primeiro passo para controlar os sintomas é procurar atendimento adequado. Converse com seu médico sobre seu histórico e sintomas. Então, o teste pode entrar em ação. Você pode aprender mais sobre os diferentes tipos de testes de alergia aqui. Depois de ter uma visão clara do que pode estar causando os sintomas, você e seu médico podem criar um plano de gerenciamento apropriado que provavelmente incluirá maneiras de evitar certos desencadeantes.

Chegar ao fundo de seus sintomas de alergia ou intolerância alimentar pode parecer complicado e às vezes frustrante, devido à sobreposição de sintomas, tempo de reações e outros alimentos encontrados após a ingestão de um alimento desencadeante. Mas lembre-se que você não está sozinho no mundo da alergia e intolerância alimentar. Converse com seu médico sobre suas experiências e conheça as opções de teste. Com o teste certo e o plano de gerenciamento, você estará no caminho certo para o alívio.

Ferramentas para entender as alergias

 

Monitore os sintomas de alergia e prepare-se para uma consulta com um médico.

Saiba mais sobre alérgenos específicos, incluindo sintomas comuns, tratamento e alívio de sintomas. 

Você é um médico? Obtenha informações abrangentes sobre centenas de alérgenos integrais e componentes alergênicos.

  1. https://www.foodallergy.org/life-with-food-allergies/food-allergy-101/facts-and-statistics.
  2. Boyce J, et al. Guidelines for the diagnosis and management of food allergy in the United States: Report of the NIAID-sponsored expert panel. J Allergy Clin Immunol. 2010; 126(6):S1-58.
  3. https://www.healthline.com/nutrition/common-food-intolerances.
  4. https://www.medicalnewstoday.com/articles/263965.php.