Alergias de Inverno
Causas, sintomas e testes 

À medida que a temperatura cai e o ar se torna mais frio, chega a alegria do inverno. Muitos sofrem de alergias de inverno, sim, é um problema, a estação gelada pode trazer uma série de sintomas alérgicos pouco desejáveis.

Quais são as causas das alergias de inverno?

Ao contrário da crença popular, alergias não são exclusividade dos meses mais quentes. Frequentemente chamadas de alergias perenes, alergias persistentes durante o ano todo ou alergias internas, a principal diferença entre as alergias de inverno e outras alergias sazonais é o pólen, ou a falta dele. Quando as temperaturas caem, passamos mais tempo dentro de casa, onde é quente e acolhedor. Isso significa que ficamos mais próximos de alérgenos comuns de ambientes fechados, incluindo pelos de animais, ácaros, roedores e mofo.

Você precisa ser primeiramente exposto a esses alérgeno internos para ser alérgico a eles.1,2 Se uma alergia se desenvolver, seu corpo produzirá anticorpos IgE como uma resposta imunológica porque acha que o alérgeno é um invasor, causando seus sintomas de alergia.1

Pelos de animais

Pelos de cães e gatos são gatilhos de alérgenos que ocorrem o ano que inteiro e causas comuns quando se trata de alergias de inverno. As temperaturas frias significam mais tempo dentro de casa com as portas e janelas fechadas e a circulação de ar reduzida. Isto pode significar pelos mais concentrados flutuando no ar compostos por minúsculas partículas de pele, pelos ou penas perdidas por animais.3

Ácaros

Ácaros são organismos microscópicos que se criam em ambientes quentes e úmidos. São grandes fãs de lares nos meses de inverno porque a umidade interior tende a ser mais alta. Não se preocupe, os ácaros não picam os humanos.4 Eles apenas desencadeiam sintomas alérgicos naqueles que são sensibilizados.

Ratos

Assim como as pessoas preferem o calor dos ambientes internos durante os meses mais frios, os visitantes sussurrantes não convidados também preferem. À medida que os ratos chegam até o aconchego da sua casa, isso pode significar uma maior probabilidade de exposição aos alérgenos, que podem acabar transportados no ar através da urina, fezes ou saliva.

Mofo

Durante os meses mais frios, os níveis de umidade internos tendem a aumentar, criando um ambiente favorável ao crescimento de mofo. O mofo libera esporos no ar que podem desencadear reações alérgicas naqueles sensibilizados a eles.

ragweed

Alergia ou resfriado: Qual você está combatendo?

Como os sintomas podem começar durante a estação de frio e gripes, nem sempre é fácil determinar a causa dos congestionamentos do inverno. Confira este artigo para saber mais sobre as diferenças entre alergias e um resfriado.

Sintomas de alergias de inverno

Quando se trata de alergias de inverno, os sintomas podem variar de leves a graves. Você normalmente sentirá estes sintomas em ambientes fechados e eles podem ser semelhantes aos experimentados em outras épocas do ano.

Alguns sinais e sintomas comuns de alergia de inverno são:

Tosse Coriza
Olheiras sob os olhos Espirros
Coceira nos olhos e nariz Olhos lacrimejantes

Exames e tratamentos de alergias de inverno

Se estiver procurando alívio das alergias de inverno, é importante ser testado e determinar o que está causando seus sintomas para que seja criado um plano de tratamento eficaz.

Como fazer o teste de alergias de inverno?

Não é preciso esperar uma consulta com um especialista para ser testado! Fale com o seu profissional de saúde sobre exames de sangue IgE específicos, que medem a quantidade de anticorpos específicos para alérgenos (IgE) no sangue. Dependendo dos níveis dos variados anticorpos, os resultados poderão ajudá-lo a entender a possível causa dos sintomas.

doctor talking to patient
mother and daughter gardening

Dicas para ajudar a tratar alergias de inverno

Os sintomas de alergia não precisam de tirar o brilho do seu inverno. Colabore com o seu profissional de saúde para criar estratégias para evitar os seus gatilhos de alergias de inverno:

  • Jogue fora cortinas,papel de parede e carpetes que estejam mofados.
  • Lave os chuveiros e as pias com uma solução contendo 5% de água sanitária e um pouco de detergente.
  • Para ajudar a controlar os ácaros e o mofo, use um desumidificador para manter a umidade da sua casa abaixo dos 50%.
  • Use um filtro de ar HEPA para ajudar a remover alérgenos do ar.
  • Lave a roupa de cama em água quente (54ºC) uma vez por semana.
  • Use capas antialérgicas em colchões, almofadas e colchas.
  • Mantenha os animais de estimação fora dos quartos e longe dos móveis para reduzir a exposição a pelos.
  • Opte por uma árvore de natal artificial para evitar possíveis alergias provocadas por árvores, pólens ou mofo.
Para obter dicas mais detalhadas de redução de exposição para cada tipo de alergia, consulte estas fichas técnicas sobre alérgenos.
mother and daughter gardening

As alergias de inverno podem ser tratadas

Pode parecer fácil tomar anti-histamínicos ou medicação para resfriados como uma solução rápida para os seus sintomas, mas eles podem nem sempre ser a melhor opção se você não confirmou o que os está provocando.

percent icon

Na verdade, de acordo com estudos, 65% das pessoas com sintomas de alergia que usavam anti-histamínicos não eram realmente alérgicas, o que significa que estavam desperdiçando dinheiro e tempo tentando encontrar alívio.5

Fale com seu profissional de saúde sobre a realização de exames de sangue de IgE específicos para obter clareza sobre o que está causando os sintomas similares a alergias no inverno e otimizar sua busca por melhora.

Recursos para profissionais de saúde

Testes específicos de IgE para alergias de inverno

Se você é um profissional de saúde, clique abaixo para saber mais sobre como o exame de sangue de IgE específico pode ajudar no diagnóstico de alergias sazonais.

Parâmetros clínicos e diretrizes

Veja os parâmetros de prática e as diretrizes para rinite alérgica que você pode observar em pacientes durante a temporada de alergias de inverno.

Girl with inhaler with father and hcp

Enciclopédia de alérgenos

Explore a nossa enciclopédia de alérgenos, um recurso facilmente compartilhável e de fácil utilização pelos pacientes, que inclui informações sobre quais pólens podem estar causando alergias sazonais e como eles podem afetar as alergias alimentares e influenciar os planos de tratamento dos pacientes.

  1. Yoo Y, Perzanowski MS. Allergic sensitization and the environment: latest update. Curr Allergy Asthma Rep. 2014 Oct;14(10):465.
  2. Cox L, Williams B, Sicherer S, Oppenheimer J, Sher L, Hamilton R, Golden D; American College of Allergy, Asthma and Immunology Test Task Force; American Academy of Allergy, Asthma and Immunology Specific IgE Test Task Force. Pearls and pitfalls of allergy diagnostic testing: report from the American College of Allergy, Asthma and Immunology/American Academy of Allergy, Asthma and Immunology Specific IgE Test Task Force. Ann Allergy Asthma Immunol. 2008 Dec;101(6):580-92.
  3. Schoos AM, Nwaru BI, Borres MP. Component-resolved diagnostics in pet allergy: Current perspectives and future directions.  J Allergy Clin Immunol. 2021 Apr;147(4):1164-1173.
  4. https://www.lung.org/clean-air/indoor-air/indoor-air-pollutants/dust-mites. Acessado em abril de 2024.
  5. Szeinbach SL, Williams B, Muntendam P, O'Connor RD. Identification of allergic disease among users of antihistamines. J Manag Care Pharm. 2004 May-Jun;10(3):234-8.