Há uma ideia incorreta comum de que as alergias só ocorrem na primavera. Na verdade, as reações alérgicas podem ocorrer durante todo o ano. Vamos analisar melhor isso. Antes de nos aprofundarmos nas reações alérgicas e em sua aparência, vamos revisar algumas informações básicas sobre alergias.
Primeiro, vamos definir alergias. Uma alergia é uma resposta imunológica de hipersensibilidade a substâncias normalmente inofensivas, como pólen ou alimentos. Para a maioria das pessoas, essas substâncias, também chamadas de alérgenos, não constituem um problema.
Em indivíduos alérgicos, no entanto, o sistema imunológico os identifica como uma ameaça e produz uma resposta inadequada (ou seja, anormal).¹ Centenas (sim, centenas) de substâncias comuns podem desencadear uma reação alérgica em alguém que seja sensibilizado.
Os sintomas de reações alérgicas abrangem uma variedade de tipos e sintomas de alergia, desde olhos lacrimejantes e coriza até eczema (ou seja, dermatite atópica) e anafilaxia. Há muitas variáveis envolvidas que podem levar a gravidade dos sintomas de um extremo a outro do espectro.
Para ajudar a entender melhor as reações alérgicas e como lidar com elas, exploraremos os tipos, as causas e os tratamentos.
O que provoca uma reação alérgica?
Vamos trazer um pouco de ciência para esclarecer. Quando alguém é exposto a um alérgeno (como pólen, pelos de animais domésticos, leite etc.) e fica sensibilizado, o corpo produz anticorpos chamados imunoglobulina E (IgE). Na próxima vez que a pessoa entrar em contato com o mesmo alérgeno, o alérgeno se liga aos anticorpos de IgE e faz com que o mastócito libere histamina e outros produtos químicos.¹
Essa reação causa inflamação e desencadeia sintomas de alergia que podem variar de leve a grave, afetando a pele, o trato gastrointestinal, o sistema cardiovascular e/ou o trato respiratório.