Reações alérgicas: Tipos e sinais a serem observados

Janeiro de 2024

    

Há uma ideia incorreta comum de que as alergias só ocorrem na primavera.  Na verdade, as reações alérgicas podem ocorrer durante todo o ano.  Vamos analisar melhor isso. Antes de nos aprofundarmos nas reações alérgicas e  em sua aparência, vamos revisar algumas informações básicas sobre alergias.

Primeiro, vamos definir alergias. Uma alergia é uma resposta imunológica de hipersensibilidade a substâncias normalmente inofensivas, como pólen ou alimentos. Para a maioria das pessoas, essas substâncias, também chamadas de alérgenos, não constituem um problema.

Em indivíduos alérgicos, no entanto, o sistema imunológico os identifica como uma ameaça e produz uma resposta inadequada (ou seja, anormal).¹  Centenas (sim, centenas) de substâncias comuns podem desencadear uma reação alérgica em alguém que seja sensibilizado.

Os sintomas de reações alérgicas abrangem uma variedade de tipos e sintomas de alergia, desde olhos lacrimejantes e coriza até eczema (ou seja, dermatite atópica) e anafilaxia. Há muitas variáveis envolvidas que podem levar a gravidade dos sintomas de um extremo a outro do espectro.

Para ajudar a entender melhor as reações alérgicas e como lidar com elas, exploraremos os tipos, as causas e os tratamentos.

O que provoca uma reação alérgica?

Vamos trazer um pouco de ciência para esclarecer. Quando alguém é exposto a um alérgeno (como pólen, pelos de animais domésticos, leite etc.) e fica sensibilizado, o corpo produz anticorpos chamados imunoglobulina E (IgE). Na próxima vez que a pessoa entrar em contato com o mesmo alérgeno, o alérgeno se liga aos anticorpos de IgE e faz com que o mastócito libere histamina e outros produtos químicos.¹

Essa reação causa inflamação e desencadeia sintomas de alergia que podem variar de leve a grave, afetando a pele, o trato gastrointestinal, o sistema cardiovascular e/ou o trato respiratório.

Quais são os sintomas de uma reação alérgica?

Os sintomas de uma reação alérgica variam de leves a graves e dependem de vários fatores, incluindo o tipo de gatilho alérgico e a resposta imunológica do indivíduo.

As reações alérgicas comuns incluem: 2-3

  • Coriza
  • Nariz entupido
  • Espirros
  • Chiado no peito
  • Falta de ar
  • Tosse seca e persistente
  • Erupção cutânea (ou seja, eczema, dermatite de contato e urticária)
  • Fadiga devido a alergias não tratadas
  • Dor de cabeça
  • Náusea e vômito (dois sintomas de alergias alimentares)
  • Anafilaxia (uma reação alérgica grave e com risco de morte)

Se você tem asma, também pode apresentar sintomas como:4

  • Dificuldade para respirar
  • Aperto ou dor no peito
  • Chiado ou assobio audível ao expirar
  • Problemas para dormir causados por falta de ar, tosse ou chiado no peito

Se você sabe a quais alérgenos é sensível, você pode consultar nossas fichas técnicas sobre alérgenos para encontrar reações específicas e como ajudar a atenuá-las.

Quanto tempo dura uma reação alérgica?

A ocorrência de sintomas como os mencionados acima pode variar de um pouco desconfortável a assustador, especialmente quando não se tem certeza da causa, da duração da reação ou se ela vai piorar.

Uma reação alérgica pode durar o tempo em que você estiver exposto ao alérgeno. Quando você não estiver mais exposto, os sintomas devem desaparecer em poucas horas. No entanto, se a reação for causada por um alérgeno inalante, como pelos de animais domésticos, ácaros ou pólen, os sintomas podem durar vários dias.5

Veja a seguir alguns dos tipos de alérgenos mais comuns e os sintomas relacionados.

Pólen

Espirros, olhos lacrimejantes e nariz escorrendo na primavera? Essas reações, às vezes chamadas de rinite alérgica, podem ser devidas ao pólen que flutua no ar. E como as árvores, as ervas daninhas e as gramíneas se polinizam em meses diferentes, pode parecer uma longa e contínua batalha - daí o nome estação das alergias.

Durante todo o ano

Você também pode apresentar esses sintomas no outono e no inverno. Mofo, ácaros e até mesmo pequenas quantidades de pêlos de cães e gatos podem desencadear as mesmas reações.

Animais de estimação

Embora a maioria dos sintomas de alergia a animais de estimação ocorra minutos após a exposição, os sintomas em alguns indivíduos alérgicos aumentam com o tempo e se tornam mais graves oito a 12 horas depois.6

girl sneezing holding cat

Comida

As coisas ficam ainda mais complicadas quando começamos a falar sobre alergias alimentares. A maioria das reações relacionadas a alimentos ocorre dentro de duas horas após a ingestão, geralmente começando minutos após a ingestão do alérgeno suspeito. Em alguns casos, a reação pode demorar de quatro a seis horas ou até mais.7

A melhor maneira de saber quanto tempo vai durar as reações alérgicas é conversar com seu médico. Embora possamos fornecer estimativas, as sensibilizações a alergias e a maneira como nossos corpos reagem a elas não são uma ciência exata que possa ser aplicada a todos.

Como tratar reações alérgicas

O tratamento de uma reação alérgica dependerá do tipo de reação. Se estiver apresentando sintomas de anafilaxia, ligue imediatamente para o serviço de emergência. Em alguns casos, pode ser prescrito um auto-injetor de epinefrina (por exemplo, EpiPen) para uso em reações alérgicas graves Siga as orientações de uso dadas pelo seu médico. Seu médico também pode prescrever injeções periódicas contra alergias, que geralmente são administradas no consultório médico.

Medicamentos de venda livre também podem ser recomendados para controlar os sintomas e podem incluir:8

  • Anti-histamínicos (por exemplo, Benadryl, Claritin, Allegra)
  • Corticosteroides (por exemplo, Cortizone 10 Cream, Cortaid)
  • Descongestionantes (por exemplo, Sudafed, Mucinex)

Como os médicos detectam reações alérgicas?

Abordamos a sensibilização à alergia, os tipos de reação e até mesmo algumas coisas que você pode fazer para tratar as reações alérgicas. Mas como saber a que você é alérgico? Ainda bem que perguntou! Se você suspeitar que tem sensibilização a um gatilho alérgico, é importante marcar uma consulta com seu médico.

Existem alguns tipos de testes de sensibilização a alérgenos, incluindo testes cutâneos e exames de sangue. Um exame de sangue de IgE específica pode testar mais de 500 misturas e alérgenos integrais, como pólen, alimentos e pelos de animais, com uma única amostra de sangue.

Depois de saber a quais alérgenos seu corpo é sensível, você pode contar com a ajuda do seu médico para criar um plano de tratamento que ajude a reduzir a exposição e a controlar as reações alérgicas quando elas ocorrerem. Conheça seus gatilhos, evite a exposição e trate as reações quando elas ocorrerem - e você estará pronto para qualquer situação.

Saiba como fazer um teste de alergia.

  1. Pawankar R, Holgate S, Canonica G, at el. World Allergy Organization. White Book on Allergy (WAO). 2011. http://www.worldallergy.org/UserFiles/file/WAO-White-Book-on-Allergy_web.pdf. Acessado em dezembro de 2023
  2. Allergy symptoms: Common allergy causes. ACAAI Public Website. (2022, November 7). Https://acaai.org/allergies/symptoms/ Acessado em dezembro de 2023
  3. Mayo Clinic, S. (n.d.). Anaphylaxis. https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/anaphylaxis/symptoms-causes/syc-20351468 Acessado em dezembro de 2023
  4. Indoor allergens. American Academy of Allergy Asthma & Immunology. (n.d.). https://www.aaaai.org/tools-for-the-public/conditions-library/allergies/indoor-allergens-ttr Acessado em dezembro de 2023
  5. Cleveland Clinic, M. (n.d.). Allergies: Symptoms, reaction, Treatment & Management. https://my.clevelandclinic.org/health/diseases/8610-allergies Acessado em dezembro de 2023
  6. https://my.clevelandclinic.org/health/diseases/17702-pet-allergies Acessado em dezembro de 2023
  7. https://acaai.org/allergies/allergic-conditions/food/ Acessado em dezembro de 2023
  8. https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/pet-allergy/diagnosis-treatment/drc-20352198 Acessado em dezembro de 2023

Ferramentas para entender as alergias

 

Monitore os sintomas de alergia e prepare-se para uma consulta com um médico.

Saiba mais sobre alérgenos específicos, incluindo sintomas comuns, tratamento e alívio de sintomas. 

Você é um médico? Obtenha informações abrangentes sobre centenas de alérgenos integrais e componentes alergênicos.