Tipos de exames de sangue
Existem dois tipos de exames de sangue de IgE específico: testes de alérgenos completos e testes de componentes de alérgenos Em conjunto com um histórico de sintomas e exame físico, os testes de alérgenos completos ajudam seu médico a determinar se você apresenta sensibilidade a um alérgeno específico ou a um grupo de alérgenos.
Por sua vez, o exame com componentes de alérgenos ajuda os médicos a identificarem as moléculas específicas (p.ex., proteínas, carboidratos, enzimas) que podem provocar reações. Saber a que moléculas apresenta sensibilidade pode ajudar seu médico a determinar se poderá existir um risco mais elevado para uma reação sistêmica grave.
Além disso, o exame com componentes de alérgenos pode revelar aos médicos que você pode tolerar um alérgeno sob uma forma ou preparação específica. Por exemplo, se tiver uma alergia a ovos, este exame pode sugerir que, provavelmente, tolera ovos cozidos, mas não ovos levemente cozidos ou crus. (Isto significa que você pode comer produtos de panificação, como doces, pães, entre outros.)
Os médicos que utilizam exames de sangue há várias décadas podem estar mais familiarizados com o termo "teste radioalergoabsorvente (RAST)", que mede o IgE específico, mas, na verdade, é um termo para uma tecnologia mais antiga. Na realidade, não representa exames de sangue de IgE específico modernos, e qualquer literatura sobre o RAST provavelmente não se aplica aos exames atuais.